Nosso Blog - Bem vindos!

Neste blog você encontrará informações sobre nossa escola. Serão postados vídeos, slides, fotos, atividades de alunos e professores. Você está convidado(a) a conhecer um pouco do nosso dia a dia. Sinta-se a vontade para nos deixar um recado, uma mensagem ou fazer um comentário em uma postagem. OBRIGADA PELA VISITA!

BULLYING - EDUCAR PARA A PAZ NA ESCOLA

Justificativa
O Bullying é um termo novo utilizado para um problema bem antigo, pois sempre houve crianças e até mesmo adultos que discutem e até brigam por problemas que muitas vezes são insignificantes.
Pensando nisso a equipe pedagógica juntamente com os professores decidiram desenvolver um trabalho para amenizar esses conflitos. Durante o ano de 2009 foi lido o livro Fenômeno Bullying - Como previnir a Violência nas Escolas e Educar Para a Paz, de Cléo Fante e através de seu conteúdo, adaptado a nossa realidade, organizamos o projeto a ser realizado a partir do ano 2010.
O primeiro passo foi reunir o corpo docente para um maior aprofundamento sobre o tema, assim a presença da psicóloga Tenile, veio esclarecer nossas dúvidas.
Após essa reunião foram planejadas as estratégias e o projeto foi lançado com os alunos no dia 18 de março. Depois dos professores conversarem houve num primeiro momento, com som ambiente, a leitura de folders explicativos (Assembleia Legislativa de SC), foram realizados debates, onde foi possível relatar experiências vivenciadas pelos alunos e puderam falar de suas dúvidas, medos e da expectativa da volta a paz na escola.
O Grêmio estudantil está também mobilizado e fazendo a sua parte para resgatar a paz na escola.

Bullying
É um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de defender-se.



Com o projeto a Unidade Escolar espera:

* Esclarecer a comunidade escolar quanto ao Bullying e suas conseqüências.
* Desenvolver a capacidade de empatia, a fim de que percebam as implicações e os sofrimentos gerados por esse tipo de comportamento.
* Desenvolver habilidades para sua erradicação.
* Comprometer a comunidade escolar para que sejam agentes de construção da paz na escola.
* Propiciar condições para que a realidade seja modificada.

Para que possamos atingir esses objetivos planejamos as seguintes ações:

* Conhecimento da realidade escolar.
* Observação dos alunos em sala e suas atitudes (diagnóstico).
* Reflexão a partir do tema.
* Adoção de estratégias de intervenção e prevenção.
* Pesquisas e debates sobre o tema.
* Confecção de murais e cartazes para serem expostos no ambiente escolar.
* Palestras.

Resultado esperado

Espera-se que os educandos tenham total adesão ao programa Bullying e que percebam através do comportamento dos colegas a grande necessidade de ter paz e entendimento no ambiente escolar.

Aguardem novas postagens, onde estaremos divulgando os trabalhos realizados pelos professores e alunos.

2 Response to "BULLYING - EDUCAR PARA A PAZ NA ESCOLA"

  1. Mercedes Dalle Laste says:
    30 de março de 2010 15:01

    Ol,
    Parabéns pela iniciativa. Como educadores, precisamos desenvolver estratégias para abolir o bullying nas escolas, caso contrário ficará cada vez mais difícil trabalharmos na educação.

  2. E. E. B. M. Pequeno Príncipe says:
    15 de abril de 2010 18:15

    Olá. Muito importante a divulgação do BULLING, no blog. Importante os jovens lerem sobre este tema. Parabéns a toda equipe escolar. Jocelia

Postar um comentário